fbpx
Balé ou Ballet? Afinal, como se escreve?

Balé ou Ballet? Afinal, como se escreve?

Você já se perguntou se a forma correta da palavra em português é balé ou ballet? Fica na dúvida sempre que tem que decidir qual termo usar? Já te explicamos!

A palavra “ballet” tem origem no francês, país que primeiramente codificou os passos desta dança. A palavra francesa se originou, por sua vez, da palavra italiana “balleto”, diminutivo de “ballo”, que significa “dança”. (Você sabia que o ballet foi inventado na Itália? Vamos falar disso em outro post, fique ligada!)

Em português se escreve como?

No Brasil, a palavra “ballet” foi aportuguesada para “balé”, de modo que é a única forma encontrada nos dicionários e no vocabulário ortográfico da Academia Brasileira de Letras. Assim, grande parte dos textos em português brasileiro, sobretudo fora do mundo da dança, trarão o termo encontrado em nosso dicionário, balé.

Já no português europeu, as duas formas são consideradas corretas, sendo ballet a mais utilizada.

Mas os materiais didáticos, os livros e as escolas de dança no Brasil costumam empregar a grafia francesa, ballet.

Por que alguns escrevem ballet, e outros balé?

Como já mencionei anteriormente, os passos foram codificados na França, e todos os principais métodos usam a nomenclatura oficial em francês.

Isso é um grande facilitador, uma vez que, independentemente da metodologia estudada ou até mesmo do idioma nativo do bailarino, todos se entendem em uma aula.

Um plié, um tendu ou um rond de jambe (para citar alguns exemplos) têm o mesmo significado em aulas de ballet no mundo todo.

Como a grafia ballet é também compreendida internacionalmente, faz todo o sentido que ela seja utilizada neste contexto.

Afinal, devo escrever ballet ou balé?

Na prática, você pode usar a palavra que mais te agradar!

Aqui na Kitri, nós usamos ambos os termos, dependendo do contexto:

Se formos escrever um artigo acadêmico (ou algum outro texto formal), em que a forma culta da língua deve ser respeitada, optamos pelo uso da palavra em português brasileiro, balé, para evitar o estrangeirismo.

Já em textos informais, sobretudo se estamos falando com dançarinos e entusiastas (como você!), usamos a forma universal, ballet. Aqui no blog, praticamente só usamos esta grafia.

E você, que forma usa/prefere? Conta pra gente!

Deixe uma resposta

Fechar Menu