fbpx
Controle de Hábitos: o que é e como ele vai te ajudar no ballet

Controle de Hábitos: o que é e como ele vai te ajudar no ballet

Sabe quando bate aquela inspiração e você fala: “vou alongar todos os dias!”? Aí você alonga durante uma semana, até que você pula um dia por um motivo qualquer, e aí a coisa desanda? Então. É para isso não acontecer, que existe a ferramenta Controle de Hábitos.

O que é o Controle de Hábitos?

O Controle de Hábitos (também chamado de Monitoramento ou Rastreamento de Hábitos – ou ainda Habit Tracker, em inglês) é uma ferramenta para monitorar sua rotina. Ele te ajuda a adquirir novos hábitos e a alcançar objetivos.

Ele é basicamente um lugar organizado onde você pode visualizar tudo o que você quer se acostumar a fazer com frequência, e como está seu progresso.

Você pode usar o Controle de Hábitos para monitorar muitas coisas. Se você está se alongando com a frequência que deveria. Se está se alimentando bem. Ou se está se lembrando de passar fio dental, para o dentista não brigar com você (de novo!) na próxima consulta.

Como usar o Controle de Hábitos?

1. Meta

Primeiro, você define suas metas, os objetivos que você quer alcançar.

É importante estabelecer uma meta concreta, que você vai saber quando atingir. 

Metas vagas como “aumentar a flexibilidade” não te levam muito longe, porque você não consegue medir seu sucesso nem visualizar o resultado final. Uma meta melhor seria assim:

“Quero conseguir colocar os cotovelos no chão quando alongar a abertura de segunda”.

2. Hábitos

Depois que você estabeleceu sua meta, pense em quais passos ou hábitos são necessários para chegar até lá, e anote no seu Controle de Hábitos.

Exemplo:

Se você quer melhorar seu balance, uma meta possível seria:

“Quero conseguir ficar 30 segundos em um passé na ponta com cada perna”.

Alguns passos para chegar lá podem envolver fortalecer o core (fazer abdominais para os músculos de supra, infra e laterais), fortalecer os tornozelos, os pés, os glúteos, melhorar a postura… depende do seu corpo, das suas limitações.

bailarina aquecendo pés

Se você não souber muito bem no que deve trabalhar, pergunte a seu professor – com certeza ele saberá te orientar.

3. Frequência

Depois disso, você define qual a frequência em que irá fazer cada tarefa (todo dia, dia sim dia não, 3x na semana, etc). Ponto extra para você se você agendar esses hábitos – definir os dias e horários e escrever na sua agenda. Isso aumenta a chance de você cumprir seu plano.

4. Controle

Aí, cada dia que você cumprir a tarefa, você marca no quadro.

Simples assim!

Por que o Controle de Hábitos funciona?

Sabe quando a gente era criança e ganhava uma estrelinha dos pais ou professores quando fazia algo certo ou bem? Isso não deixava a gente orgulhosa e animada para fazer mais e ganhar mais estrelinhas?

Acontece que não é só criança que gosta de estrelinha!

Cada marcação no quadro é uma estrelinha que a gente se dá. É uma recompensa, um motivo de orgulho e satisfação perceber que a gente conseguiu fazer algo que é importante pra gente – que a gente está se cuidando e está um passo mais perto dos nossos objetivos.

Além disso, quando bate a preguiça (o que *vai* acontecer – adquirir um hábito não é fácil, e nossa mente vai resistir e tentar de toda forma nos fazer parar), a gente vê o que já conquistou e pensa: “não quero jogar meu esforço fora! Olha onde já cheguei!”, e aí tem mais motivação para continuar.

Por isso, é importante deixar seu Controle de Hábitos à vista, em um lugar que você vai ver mesmo sem querer. (Vamos falar mais sobre isso nas dicas ali embaixo; continue lendo!)

Ele também organiza nossas ideias e nos mantém focadas no que é importante para nós.

Dicas para aproveitar ao máximo o seu Controle de Hábitos

Imprimir

O ideal é imprimir o Controle de Hábitos, preencher à mão e deixá-lo à vista: cole na porta do seu quarto, na parede atrás do computador, na sua escrivaninha, dentro do seu diário, na porta da geladeira…

Foi por isso que a gente fez o nosso bem bonito – para dar vontade de olhar para ele todo dia, toda hora. Vale a pena caprichar na hora de preencher ele também, para ele continuar lindo!

Controle de Hábitos da Kitri
Controle de Hábitos da Kitri – baixe o seu grátis, por tempo limitado!

Dá pra preencher digitalmente?

Dá, contanto que você tenha um programa de computador que te permita editar o PDF. A parte ruim é que você não vai olhar para ele com tanta frequência, e as chances de funcionar diminuem.

Metas

Estabeleça metas atingíveis. Se você ainda não consegue sustentar sua perna a 90 graus, não coloque como meta do mês “perna na orelha”. Você só vai se frustrar. Vá aos poucos. Separe sua guerra em batalhas menores, e comemore cada vitória. Isso vai te dar mais animação para continuar!

Hábitos

O mesmo vale para os hábitos: escolha alguns poucos para começar. Poucos mesmo, no máximo uns 3. Depois que você for se acostumando, dá pra pensar em aumentar. Senão, você vai olhar para aquela lista enorme de atividades para fazer no dia e te garanto que vai dar muita preguiça!

Frequência

Na hora de definir a frequência, leve em consideração:

  • Qual seria a frequência ideal, em um mundo em que tudo é perfeito
  • Qual frequência você está disposta a fazer
  • O que faz sentido na sua vida e encaixa na sua rotina

Resumindo: defina uma frequência realística. Se você definir que vai fazer “todos os dias” e acabar fazendo só 3 vezes na semana, você vai ficar desanimada. De novo: comece aos poucos. 

Ah, e nada é definitivo: se você perceber que precisa de adaptar a frequência, vá lá no quadro e modifique! Você vai se sentir melhor e mais motivada a continuar. Para isso, eu sugiro deixar a frequência escrita a lápis, pra evitar rabiscos.

lápis de ballet com passos da barra

>> Já conhece nossos Lápis Barra? Visite nossa loja e garanta o seu!

Evolução

Uma dica super legal é tirar uma foto no começo de cada mês, para acompanhar sua evolução. Isso funciona especialmente bem para metas de alongamento. Vale também fazer um vídeo, um TikTok, o que sua imaginação deixar!

bailarina alongando

Coisas que evoluem mais devagar são difíceis de enxergar, então as fotos mensais são suas aliadas nesse processo. Ver onde você chegou vai te dar motivação para continuar, além de orgulho pelo seu empenho e de quebra, melhorar sua autoestima! Win-win-win.

Outra coisa legal é anotar suas conquistas num diário ou no próprio Controle de Hábitos, se você for guardar todos mesmo depois de terminar o mês.

Pra isso, vale colar figurinha, colorir o quadradinho de outra cor, desenhar uma estrelinha dentro dele, ou até escrever “arrasei!”. Você também pode comemorar “na vida real”, se dar um prêmio. Faça algo que vá te deixar feliz!

Controle de Hábitos da Kitri

controle de hábitos

O Controle de Hábitos da Kitri não está mais disponível para download. Mas você pode criar o seu próprio controle de hábitos em um caderno ou bullet journal, usando as dicas que demos aqui!

Deixe uma resposta

Fechar Menu