Existe alguém que nunca ouviu falar no ballet O Lago dos Cisnes?
Um dos ballets mais amados e famosos de todos os tempos, o “Lago” (para os íntimos!) foi o primeiro ballet composto por Tchaikovsky. Trazemos aqui algumas curiosidades sobre ele:
Coreografia do Lago dos Cisnes
O Lago dos cisnes estreou no Teatro Bolshoi em Moscou em 1877, e foi um completo… fracasso! Regentes, bailarinos e o público (resumindo: todo mundo) acharam a música complicada demais, para ouvir e para dançar. A primeira coreografia foi feita pelo mestre de ballet alemão Julius Reisinger, e foi criticada como sendo sem inspiração e nada original.
Não sabemos praticamente nada sobre a coreografia original — não há notas, análises técnicas ou instruções sobre ela escritas em lugar algum. A pouca informação que resta está em algumas cartas e páginas de anotações.
A versão da coreografia que conhecemos hoje foi feita após a morte de Tchaikovsky (então ele nunca assistiu ao ballet que tanto amamos!), a partir de uma extensa pesquisa feita por Marius Petipa e Lev Ivanov para reviver e revisar o Lago. Ela foi apresentada em 1895.
A maioria das adaptações atuais foram baseadas na versão de Petipa e Ivanov. Coreógrafos mudam com frequência o cenário, mas não mudam completamente a coreografia, que tem muitas partes familiares e amadas que são intocáveis.
Dança dos pequenos cisnes
Na famosa dança dos pequenos cisnes, quatro bailarinas dançam pelo palco, de braços cruzados, em total sincronia. A coreografia faz alusão ao modo como bebês cisne se mantêm grudadinhos para se proteger até que, finalmente, se separam, quando aprendem a voar.
Significado do cisne
Tchaikovsky, além de compor a música, teve muita liberdade e controle sobre a história do ballet. Tanto ele quanto seus colegas concordavam que o cisne representava a feminilidade — ou, simplesmente, as mulheres — em sua forma mais pura.
Odette e Odile
O papel duplo de Odette / Odile (Cisne Branco / Cisne negro) é um dos mais desejados e desafiadores do repertório clássico. Ele exige que a bailarina consiga capturar a fragilidade sutil de Odette e o feroz e sedutor dinamismo de Odile, sempre com técnica impecável.
Pierina Legnani e o Lago dos cisnes
O papel de Odile é conhecidíssimo por seus 32 fouettés seguidos, feitos no final de um pas de deux super cansativo.
Foi Pierina Legnani, que estrelou como Odile/Odette na estreia do Lago de Petipa e Ivanov, que conseguiu esse feito pela primeira vez. Ela dançou com tanta graça e disciplina que encantou a todos que a assistiram, e toda bailarina que dançou o mesmo papel depois foi comparada a ela.

Outros contos sobre cisnes
Histórias e lendas sobre damas-cisne (swan maidens) são conhecidas desde a Grécia antiga, como no nascimento do deus grego Apolo. Veja alguns exemplos abaixo:
O Véu Roubado (conto de fadas alemão)
A História de Hassan de Basra (As Mil e Uma Noites)
O Destino dos Filhos de Lir (lenda celta)
Os Seis Cisnes (Irmãos Grimm)
Tem vários outros aqui (em inglês)
Camiseta Odile
É fã do Lago dos Cisnes? Não deixe de conhecer nossa camiseta Odile, que faz homenagem aos 32 fouettés!
Fontes:
https://www.liveabout.com/history-of-tchaikovskys-swan-lake-724173
https://en.wikipedia.org/wiki/Swan_Lake
https://national.ballet.ca/Productions/2019-20-Season/Swan-Lake
https://australianballet.com.au/behind-ballet/category/swan-lake
Foto da capa: Pennsylvania Ballet. Crédito: Nic D’Amico