fbpx
Metas de dança: como definir as suas

Metas de dança: como definir as suas

Todas nós queremos nos tornar bailarinas melhores, amiright? Mas como fazer isso acontecer? A maneira mais fácil de alcançar nossos sonhos é dividindo estes sonhos em metas e rastreando nosso progresso

No post de hoje, vamos falar sobre tipos de metas de dança, quais vão nos levar mais longe, e como definir seu caminho para se tornar uma prima ballerina. Chega mais.

Quais tipos de metas de dança existem?

Podemos separar as metas em curto, médio e longo prazo

As metas de longo prazo são aquelas que demoram 5 anos (ou mais) para se tornar realidade. São os sonhos grandes, aquele lugar onde você quer chegar, mas que ainda parece difícil de alcançar. É quando a gente olha para aquela bailarina maravilhosa e pensa “quero dançar como ela”. Ou quando a gente faz a primeira aula de ballet na vida e sonha em fazer fouettés na ponta. 

fouetté

As metas de médio prazo não estão tão distantes, mas sabemos que ainda vão demorar um pouco a acontecer. Elas precisam de mais paciência. O sonho da primeira sapatilha de ponta pode entrar nessa categoria. Você sabe que leva tempo e dedicação, mas consegue vislumbrar o dia em que vai chegar lá. Já fica mais fácil de estabelecer um plano de ação para alcançar sua meta, como começar a fortalecer os pés e tornozelos, no caso do nosso exemplo da ponta.

Já as metas de curto prazo são aquelas que conseguimos alcançar com mais facilidade. Elas podem ser pequenos objetivos, como aprender um passo específico — “quero fazer uma pirueta” —, ou um pouco maiores, como aprender a coreografia para um festival ou alcançar um nível que não está tão distante.

Atenção: uma meta de curto prazo para uma pessoa pode ser uma meta de médio ou longo prazo para outra!

Alguém naturalmente flexível pode colocar “zerar a abertura” como uma meta de curto prazo, que ela alcance em um mês. Mas para quem não foi abençoado com flexibilidade (como euzinha aqui), essa meta pode demorar um ano (ou muito mais!) para se tornar realidade. 

Então, conheça seu corpo, suas habilidades e dificuldades e pense em você mesma quando for estabelecer suas metas, e não na sua amiga que tem um histórico completamente diferente do seu. Cada um no seu quadrado, ok?

metas de ballet

Ah, só para deixar claro: esses conceitos não são rígidos ou matemáticos. Eles servem como guia e para deixar a explicação mais didática, ok? 

Metas de longo prazo: atenção

Já vou começar avisando: tenha cuidado com metas de dança de longo prazo

Claro, todas nós sonhamos em nos tornar aquela bailarina maravilhosa e dançar o papel principal no nosso ballet favorito, e isso não é ruim! Não me entenda mal!

Mas quando uma meta mais se parece com um sonho, muitas vezes ficamos frustradas e sentimos que vai ser impossível chegar lá. Também podemos ficar desorientadas, sem saber por onde começar

metas de ballet

Por isso, eu gosto de tratar essas metas de longo prazo como inspirações. Uma ótima forma de não tirá-las da mente é fazer um quadro de visualização e colar fotos e frases que mostram onde você quer chegar. Você pode montar um quadro físico e fazer uma colagem à mão ou usar sites como o Pinterest para salvar suas imagens favoritas. Como você achar mais divertido.

Mas cuidado: não faça dele um quadro de frustração! Se olhar para ele te deixar triste, não use essa ferramenta! A ideia é ficar inspirada e cheia de ânimo para continuar sua jornada.

Como fazer as metas funcionarem para a gente

As metas de médio e curto prazo já são mais legais para começar a colocar em práticaElas funcionam maravilhosamente para nos manter focadas e progredirmos cada vez mais. 

Ainda assim, no dia a dia, a gente pode acabar se perdendo um pouco na hora de pensar como atingir essas metas. 

A dica aqui é sempre pensar nessas metas como um conjunto de passos menores. Dessa forma, a gente consegue estabelecer um plano de ação e se comprometer com ele. Funciona mais ou menos assim:

Pense em algo que você sempre quis fazer ou alcançar (sua meta de médio ou curto prazo). Agora pense no menor passo possível para chegar mais perto desse objetivo. Sério, o menor possível. Agora, comece a fazer esse primeiro passo hoje ainda!

Vou seguir o exemplo lá de cima:

ponta

Se você sonha em fazer a primeira aula de ponta, você pode:

  • Entrar em uma turma de pré-ponta (se sua professora falar que está na hora!)
  • Fortalecer os pés
  • Fortalecer os dedos dos pés
  • Aumentar a mobilidade dos tornozelos
  • Treinar para subir a meia ponta o mais alto possível
  • Alongar o peito de pé
  • Fortalecer as panturrilhas
  • Trabalhar seu balance
  • … entre muitas outras coisas!

O que tem de tão especial nas metas de médio e curto prazo?

Muitas vezes, a gente torce o nariz para metas menores. Afinal, estamos querendo realizar nossos grandes sonhos. Mas é importante lembrar que cada grande meta pode ser dividida em várias pequenas metas. Assim como todo grande sucesso é sempre uma sucessão de vários pequenos sucessos. 

Benefícios das metas de médio e curto prazo

  • São simples e fáceis de alcançar
  • Não dependem de um comprometimento a longo prazo
  • São ótimas para criar impulso para começar a mudar
  • Te ajudam a manter o foco e ficar motivada
  • Ajudam a aumentar sua auto-estima
  • Te dão um feedback instantâneo para medir sua performance e progresso
  • Garantem algo que todas amamos: resultados rápidos!

Metas de médio e curto prazo podem ser o caminho mais rápido para uma enorme e positiva mudança de vida.

metas de ballet

Como atingir suas metas de dança

Para melhorar suas chances de sucesso, baixe nosso Controle de Hábitos gratuito, imprima, anote suas metas, os passos (pequenos, hein!) para alcançá-las e a frequência que faz mais sentido na sua rotina. 

Deixe ele sempre à vista e não se esqueça de marcar toda vez que realizar um dos passos! Se quiser mais detalhes sobre o funcionamento dessa ferramenta maravilhosa, confira a explicação detalhada neste post

Na hora de definir suas metas de dança, minha dica é a seguinte: comece pequeno. Se você está estagnada, comece com metas de curto prazo e com uma frequência menor. Quando já estiver mais confiante, escolha uma meta de médio prazo e talvez uma ou duas de curto prazo

Por que eu acho uma boa ideia ter mais metas de curto prazo? Vai ser muito divertido quando você alcançar uma meta, e sua auto estima vai lá pro alto! Isso vai te deixar ainda mais empoderada e motivada para continuar se esforçando cada vez mais.

Deixe uma resposta

Fechar Menu